Sinistro Seguros de Vida e Acidentes Pessoais. O que fazer?

 

 

A fim de auxiliá-lo na prestação de serviços a seus clientes (segurados/beneficiários), a Unibanco Seguros & Previdência preparou este guia para que você tenha sempre à disposição todos os procedimentos e documentos necessários em caso de Sinistro de Seguros de Vida e Acidentes Pessoais. Veja mas detalhes:

1) Como proceder em caso de sinistro?
Além de poder entrar em contato diretamente com a Unibanco Seguros & Previdência através da Central de Atendimento, o segurado/beneficiário poderá contatá-lo diretamente na ocorrência de um sinistro.
Por sua vez, você deverá orientar o segurado/beneficiário quanto a providenciar - o mais rápido possível - os documentos necessários para o andamento do processo de indenização.
O segurado/beneficiário deve também preencher, assinar e enviar os formulários específicos juntamente com a documentação para a Unibanco Seguros & Previdência por intermédio de sua corretora.
Consulte a Central de Relacionamento do Corretor para esclarecer eventuais dúvidas.
Clique aqui e confira os telefones.
Clique aqui e confira os telefones da Central de Atendimento Unibanco Seguros & Previdência.

2) Qual a documentação necessária?
O tipo de documentação necessária varia conforme a natureza do sinistro. Veja abaixo a lista de documentos por tipo de ocorrência. Clique sobre cada uma delas para acessar seus respectivos documentos, que deverão ser entregues na forma de cópia autenticada em cartório público:
• Em caso de Morte Natural e Acidental (documentos do segurado)
• Em caso de Morte Natural e Acidental (documentos do beneficiário / reclamante)
• Demais Garantias - documentos básicos
• Demais Garantias - documentos específicos

3) Onde entregar a documentação?
Os documentos necessários deverão ser encaminhados ao Departamento de Sinistro Vida & AP da Unibanco Seguros & Previdência através dos seguintes canais:
• Filiais/PACs e Escritórios da Unibanco Seguros & Previdência
• Agências dos Correios para o seguinte endereço:
Unibanco Seguros & Previdência - Departamento de Sinistro Vida & AP
Av. Eusébio Matoso, 1385 - 3º andar - Company 2
Butantã São Paulo - SP
CEP 05423-180
Recomenda-se a utilização de SEDEX ou AR (Aviso de Recebimento)

4) Formulários de Aviso de Sinistro
Além da documentação, será necessário encaminhar à Unibanco Seguros & Previdência o formulário de Aviso de Sinistro e a Autorização de Crédito em Conta Corrente.
O modelo de formulário a ser preenchido, dependerá do tipo de seguro contratado. Confira:

Importante: Não efetuamos Indenização em Conta Poupança.
O Segurado ou Beneficiário terá que ser o Titular da C/C informada.


DOCUMENTAÇÃO BÁSICA EM CASO DE MORTE NATURAL E ACIDENTAL
O campo assinalado com X representa o documento a ser providenciado.

* Relatório do Médico Assistente somente para Morte Natural.
** De acordo com Circular 200 da Susep para Indenizações acima de R$10 mil reais é necessário também o comprovante de endereço do(s) beneficiário(s).

 

DOCUMENTAÇÃO COMPLEMENTAR EM CASO DE MORTE ACIDENTAL
Além dos relacionados acima, serão necessários outros documentos em caso de Morte Acidental. O campo assinalado com X representa o documento a ser providenciado.

* Este documento poderá ser solicitado dependendo do tipo de acidente ocorrido.
Importante: entende-se por Seguro Individual e Seguro em Grupo os seguros abaixo discriminados:
• Seguros Individuais comercializados: Seguro Mulher, Renda Protegida, Toda Sorte, Extra Fácil, Muito Mais, Seguro Homem e Vida Protegida e Seguro Homem.
• Seguros Individuais não mais comercializados, mas com a apólice em vigência normal: Seguro Extra, Investir Vida, Investir Seguro, Investir Educação, Viva Vida, Clube Vida/Uniclube, Mais Saúde e Seguro Profissional Liberal (APM).
• Seguro de Vida em Grupo comercializados: Seguro Vida Empresa e Vida Simples.


DOCUMENTAÇÃO BÁSICA EM CASO DE MORTE NATURAL E ACIDENTAL (beneficiário/reclamante)
O campo assinalado com X representa o documento a ser providenciado

* De acordo com Circular 200 da Susep para Indenizações acima de R$10 mil reais é necessário também o comprovante de endereço do(s) beneficiário(s).
Importante:
• Filhos menores de 16 anos deverão estar assistidos por seu Representante Legal;
• Filhos maiores de 16 anos e menores de 18 anos deverão ser assistidos pelo responsável direto ou por seu representante legal;
• Se o segurado era divorciado, apresentar ainda a Certidão de Casamento com a devida averbação de separação judicial.


DOCUMENTAÇÃO BÁSICA EM CASO DE SINISTRO:
• IPA - Invalidez Permanente Total por Acidente.
• IFPTD - Invalidez Funcional Permanente Total por Doença.
• DMH - Despesas Médicas Hospitalares
• DIT - Diárias por Incapacidade Temporária
• PIDE - Perda Involuntária por Desemprego
• DIH - Diárias de Internação Hospitalar
• Assistência Funeral
• Antecipação Parcial do Capital de Morte Natural por Deonça Terminal
• Diagnóstico de Câncer
• Doenças Críticas (infarto do miocárdio, derrame cerebral e transplante de órgão vital) e Diagnóstico de Câncer (Câncer maligno).
O campo assinalado com X representa o documento a ser providenciado:

*De acordo com Circular 200 da Susep para Indenizações acima de R$10 mil reais é necessário também o comprovante de endereço do segurado.

** Deve conter indicação da data em que a doença foi efetivamente diagnosticada e caracterizada como invalidez funcional permanente e total por doença, contendo detalhamento do quadro clínico incapacitante que ocasionou e justificou a inviabilidade do segurado estar em pleno exercício de suas relações autonômicas.

 

 

DOCUMENTAÇÃO ESPECÍFICA EM CASO DE SINISTRO:

• IPA - Invalidez Permanente Total por Acidente.
• IFPTD - Invalidez Funcional Permanente Total por Doença.
• DMH - Despesas Médicas Hospitalares
• DIT - Diárias por Incapacidade Temporária
• PIDE - Perda Involuntária de Emprego
• Assistência Funeral
• Antecipação Parcial do Capital de Morte Natural por Doença Terminal
O campo assinalado com X representa o documento a ser providenciado:

* Em alguns casos específicos, este documento poderá ser solicitado posteriormente.