Glossário

 

Edifício

Qualquer edificação, em geral construída para atender funções específicas (habitação, hotel, hospital etc) ou modificada para atender necessidades das atividades humanas.

Edifício habitacional, ou de habitação coletiva

 

Edificação projetada e construída, composta de unidades autónomas interdependentes; destinada ao uso de moradia.
São compostos de unidades privativas e de partes de uso coletivo.

Componentes

 

As edificações são compostas por diversos elementos, que num arranjo determinado constituem a aparência final do edifício.
Projetos, materiais, elementos construtivos, sistemas e arranjos de equipamentos em geral constituem e caracterizam o edifício.
Para o seu perfeito funcionamento e atendimento de sua função, as edificações são organizadas (ou adaptadas) em função de seu uso.
O primeiro componente de uma edificação é o seu projeto. É ele, o projeto que caracteriza o uso primeiro e determina sua qualidade. É o projeto que determina também sua possibilidade enquanto equipamento. Após a construção, o uso determina a sua função.
Nos projetos temos as soluções para os problemas de arquitetura e de engenharia, - como antevisão da solução final, prevendo antecipadamente, custos, características, prazos, estética e função.

Projetos

 

Todo esboço, desenho, planta gráfica, plano, texto, orçamento, especificação que determinação técnica. Em geral projetos são atividades complexas que escolhem
melhores soluções para a consecução de um objetivo, no caso, a obra, o edifício.
Diversos profissionais são intervenientes na elaboração dos projetos. Todos devem estar registrados no CREA.
Os projetos de uma edificação serão relacionados tanto quanto à complexidade de sua função. Numa edificação de habitações coletivas podemos ter, em geral, os seguintes projetos:

Arquitetônico: onde se definem as características, - em geral, de mercado-, bem como sua estética, padrão e função.

Estrutural: a solução de engenharia para a solidez e a segurança da edificação.

Elétrico: apresenta a disposição do sistema e a sua distribuição na edificação, para o perfeito fornecimento de energia a todas as unidades habitacionais e de uso coletivo.
Hidráulico: apresenta o sistema de captação, preservação e distribuição de água.

Sanitário (ou de esgotos): apresenta o sistema de coleta e de tratamento de águas servidas e do lixo.

Pluvial: apresenta o sistema de recolhimento, além do destino e do tratamento das águas servidas da chuva.

Telefônico: apresenta o sistema de captação e distribuição de sinal de comunicação.

Lógica: apresenta o sistema de distribuição de sinal para computadores / informática.

TV: apresenta o sistema para distribuição de sinal de televisão, aberta ou fechada.

Pára-raios: apresenta o sistema de prevenção e direcionamento de descargas atmosféricas.

Paisagismo: projeto e determinação dos acessos, plantas, vegetação, acabamentos e demais definições das áreas externas.

Arquitetura de interiores: projeto e definição, em geral, do componente padrão da edificação (soleiras, gesso, cor, iluminação) das partes coletivas ou de características coletivas. Diz-se também do projeto específico, customizado, de arquitetura, buscando diferencial, de efeito estético diferente ao comum, padrão.

Impermeabilização: apresenta o sistema de estanqueidade de águas, de escoamentos ou de contenção de águas.

Detalhamento: apresenta desenhos e detalhes para um perfeito entendimento construtivo e para a determinação dos pontos e das características específicas da edificação.

Gás: recepção, estoque, sistema de distribuição de GLP (ou outro).

Segurança de incêndio: reserva de água, derivação, em mangueiras e sprinklers, distribuição de extintores, porta corta-fogo, escadas estanques com tiragem de fumaça.

Outros: segurança e monitoramento de visitantes, prevenção de acidentes.

Equipamentos: Piscina, sauna, esteiras, caldeiras e outros.

Componentes Estruturais

 

Os componentes estruturais são as lajes, as vigas, os pilares e as fundações. Estes componentes formam a estrutura do edifício e podem ser de concreto armado, aço, madeira ou mistos. Os componentes estruturais mantêm a solidez da edificação.
Resumidamente, as lajes se apoiam nas vigas, as vigas se apoiam nos pilares que transferem a carga para as sapatas. As sapatas apoiam-se no solo.

Elementos Construtivos

 

São aqueles que, instalados, permitem uma característica diferencial ao conjunto arquitetônico. Janelas, portas, vidros, materiais. Algumas características definem uma edificação quanto ao seu estilo, que representa uma época, uma concepção arquitetônica.

Execução

 

Toda a materialização de um projeto. A execução compreende a junção de materiais, mão-de-obra, utilização de equipamentos e administração de tempo e de recursos para construir / edificar determinada obra.
Á execução de uma obra deve ser feita por profissional legalmente habilitado e registrado no CREA. Reformas, manutenção e construção são atividades reservadas aos profissionais registrados no CREA.
A construção de uma edificação acontece em obediência ao seu plano, ao seu projeto.
A execução de uma obra poderá ser feita pelo mesmo autor do projeto, ou por outro profissional.
Em obras mais complexas, diversos profissionais atuam, quer na elaboração dos projetos, quer na execução da obra. É comum termos a participação de diferentes profissionais que se responsabilizam pelas diferentes etapas e serviços de uma obra.
O Conselho Regional de Engenharia (CREA) tem o registro destes profissionais e promove a fiscalização das atividades destes profissionais, para a proteção da sociedade.

O CREA

 

O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia é o órgão de defesa da sociedade nas atividades tecnológicas dessas áreas. Portanto, um profissional habilitado e devidamente registrado no CREA tem "licença profissional" para exercer os serviços de sua habilitação.
Empresas também estão sujeitas ao registro. Uma empresa só obtém o registro para exercer atividades nessa área se tiver como responsável técnico um profissional registrado no CREA.
Os profissionais e empresas precisam estar regularizados junto ao Conselho Profissional. Isso representa segurança para quem contrata.

ART - Anotação de Responsabilidade Técnica

 

É o documento emitido pelo profissional habilitado, registrado no CREA, que caracteriza os serviços que o profissional foi contratado para fazer, projetar ou executar. Uma ART - Anotação de Responsabilidade Técnica, define os profissionais envolvidos na atividade de engenharia, arquitetura e agronomia. Antes de toda a atividade o profissional deverá registrar a ART no CREA.

 

Habilitações

As habilitações profissionais (o que cada profissional pode fazer) são registradas no CREA.

Manutenção

 

É a contratação de serviços especializados para executar reparos, corrigir defeitos ou detalhes que, por sua natureza, não estão aptos a serem usados ou que, por decurso de prazo ou má utilização necessitam de recuperação de uso, de função. Em geral não exige a readaptação do equipamento nem a troca de sua função. São pequenos consertos que servem para prolongar a vida útil do equipamento, do local.

Reforma

 

Toda execução para troca - mudança de função ou de equipamento. Reformar pressupõe uma troca geral do equipamento, do produto. Serve para aumentar sua eficiência ou trocar sua função. Um salão de festas que vira academia é um exemplo de reforma.

Manutenção e Reforma

 

Onde executamos partes das duas atividades. A pintura de um prédio pode ser um componente de reforma ou de manutenção (porque a vida útil da pintura já perdeu suas características técnicas ou porque temos que consertar parte danificada).

 

Definições Legais

Voltar

 

 

 

 

 

Voltar